sábado, 13 de dezembro de 2014

Alternativa a polarização PT x PSDB

             A política brasileira não pode se resumir ao PT x PSDB, até porque os dois partidos são irmãos siamês na ideologia e em escândalos de corrupção em seus governos. O povo brasileiro precisa construir ou descobrir novos caminhos.
         O PT há muito tempo deliberou em congresso partidário retirar a palavra socialismo do seu estatuto para na estratégia partidária ganhar a primeira eleição presidencial, e assim como foi com a carta aos brasileiros, na qual os brasileiros e as brasileiras não leram, a referida mudança estatutária também não foi amplamente divulgada, possibilitando esconder a opção social democrata da sigla.
          O PSDB é assumidamente um partido social democrata, mesmo que praticando em seus governos as orientações neoliberais.
          Agora com os escândalos da Petrobras, assistirmos nas redes sociais bala trocada dos dois lados como se a política se resumisse a “social democracia envergonhada do PT” x a “social democracia conveniente” do PSDB. Um querendo justificar seus erros com os erros do outro.
        O PT e o PSDB estão nas manchetes de jornais com denuncias e acusações de mal uso do dinheiro publico. No caso do PT o chamado “Petrolão” e no PSDB o “Trensalão”
       O “Petrolão” anda já próximo dos 20 bilhões com vários indiciados pela justiça e que segundo o Valor Econômico “Os diretores da Petrobras tanto da gestão de José Sérgio Gabrielli quanto do de Graça Foster foram alertados por uma gerente sobre as irregularidades em contratos firmados pela estatal com prestadoras de serviço”
       No caso do “Trensalão” , segundo jornal, Correio Brasilienze "após indiciar 33 pessoas por corrupção ativa e passiva, cartel, crime licitatório, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, a Justiça Federal de São Paulo bloqueou no dia 12 de dezembro R$ 614,3 milhões das contas de cinco multinacionais e de uma empresa brasileira acusadas de participar do cartel dos trens de São Paulo. O esquema de corrupção teria ocorrido entre 1998 e 2008, nos governos tucanos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin"
          Alternativas de se contrapor a polarização PT x PSDB não necessariamente poderá ser pela via partidária, mas também pela organização da sociedade, utilizando as diversas formas de fazer política, que vai desde a participação nos fóruns das ditas “entidades representativas do povo brasileiro”, até a exposição de sua opinião e sua prática cidadã nas redes sociais.
          Importante nesse momento é não desistir do Brasil, ter a coragem pra mudar a atual situação e avançar na inclusão social do povo brasileiro. Olho aberto, participação cidadã e engajamento político são instrumentos para transformar nossos sonhos e utopias em realidade. 

Nenhum comentário: