sábado, 4 de maio de 2013

Viva a luta do líder comunitário

Dia 05 de maio é comemorado o dia Nacional do Líder Comunitário, instituído em 2006 por meio da Lei 11.287 aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da republica.
A figura do líder comunitário é importante na organização social e política da cidade, no entanto ainda não tem o devido reconhecimento, pois alguns generalizam sua atuação como aproveitadores políticos em busca de interesses pessoais.
O líder comunitário estar presente cada vez mais na busca de melhores condições de vida para os bairros, vilas e favelas, muitas obras são realizadas pela insistência e luta do líder comunitário. A fiscalização de aplicação de verbas públicas e da efetivação de direitos tem uma importância contribuição desse cidadão ou cidadã que em muitos casos superam de alguns vereadores, que na realidade tem o dever constitucional para tal fim.
O líder comunitário ao contrario do vereador não recebe nenhum tipo de subsidio financeiro e muita das vezes é do próprio bolso que sai a passagem do ônibus para entregar um abaixo assinado na prefeitura ou em uma secretaria. Não obstante a isso recebem de pessoas não engajadas na luta da comunidade, ofensas das mais variadas.
A luta por moradia própria, infra-estrutura urbana, regularização do fornecimento de água e energia elétrica faz parte do dia a dia do líder comunitário.
Essa data precisa ser lembrada e divulgada para que mais pessoas possam cumprir essa missão de servir a comunidade de forma voluntária e fortalecer essa atividade cidadã e nobre que merece ser incentivada.
Ser líder comunitário é compreender as raízes dos problemas sociais e discutir com profundidade questões como saúde publica emprego, educação, moradia e cidadania
Minhas  homenagens a esses valiosos cidadãos que intermetiam interesses da comunidade com o poder publico (Executivo e legislativo)
Viva o líder comunitário!
Messias Junior, é sociólogo e vice nordeste do MPS – Movimento Popular Socialis

Nenhum comentário: