sábado, 4 de maio de 2013

Viva a luta do líder comunitário

Dia 05 de maio é comemorado o dia Nacional do Líder Comunitário, instituído em 2006 por meio da Lei 11.287 aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da republica.
A figura do líder comunitário é importante na organização social e política da cidade, no entanto ainda não tem o devido reconhecimento, pois alguns generalizam sua atuação como aproveitadores políticos em busca de interesses pessoais.
O líder comunitário estar presente cada vez mais na busca de melhores condições de vida para os bairros, vilas e favelas, muitas obras são realizadas pela insistência e luta do líder comunitário. A fiscalização de aplicação de verbas públicas e da efetivação de direitos tem uma importância contribuição desse cidadão ou cidadã que em muitos casos superam de alguns vereadores, que na realidade tem o dever constitucional para tal fim.
O líder comunitário ao contrario do vereador não recebe nenhum tipo de subsidio financeiro e muita das vezes é do próprio bolso que sai a passagem do ônibus para entregar um abaixo assinado na prefeitura ou em uma secretaria. Não obstante a isso recebem de pessoas não engajadas na luta da comunidade, ofensas das mais variadas.
A luta por moradia própria, infra-estrutura urbana, regularização do fornecimento de água e energia elétrica faz parte do dia a dia do líder comunitário.
Essa data precisa ser lembrada e divulgada para que mais pessoas possam cumprir essa missão de servir a comunidade de forma voluntária e fortalecer essa atividade cidadã e nobre que merece ser incentivada.
Ser líder comunitário é compreender as raízes dos problemas sociais e discutir com profundidade questões como saúde publica emprego, educação, moradia e cidadania
Minhas  homenagens a esses valiosos cidadãos que intermetiam interesses da comunidade com o poder publico (Executivo e legislativo)
Viva o líder comunitário!
Messias Junior, é sociólogo e vice nordeste do MPS – Movimento Popular Socialis

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Antônio Candido: "O socialismo é uma doutrina triunfante"




Trechos da entrevista concedida à jornalista Joana Tavares, do Brasil de Fato, pelo sociólogo e militante político, Antonio Candido.
 

Brasil de Fato – O que o senhor lê hoje em dia?

Antonio Candido – Eu releio. História, um pouco de política… mesmo meus livros de socialismo eu dei tudo. Agora estou querendo reler alguns mestres socialistas, sobretudo Eduard Bernstein, aquele que os comunistas tinham ódio. Ele era marxista, mas dizia que o marxismo tem um defeito, achar que a gente pode chegar no paraíso terrestre. Então ele partiu da idéia do filósofo Immanuel Kant da finalidade sem fim. O socialismo é uma finalidade sem fim. Você tem que agir todos os dias como se fosse possível chegar no paraíso, mas você não chegará. Mas se não fizer essa luta, você cai no inferno.

Brasil de Fato – O senhor é socialista?

Antonio Candido – Ah, claro, inteiramente. Aliás, eu acho que o socialismo é uma doutrina totalmente triunfante no mundo. E não é paradoxo. O que é o socialismo? É o irmão-gêmeo do capitalismo, nasceram juntos, na revolução industrial. É indescritível o que era a indústria no começo. Os operários ingleses dormiam debaixo da máquina e eram acordados de madrugada com o chicote do contramestre. Isso era a indústria. Aí começou a aparecer o socialismo. Chamo de socialismo todas as tendências que dizem que o homem tem que caminhar para a igualdade e ele é o criador de riquezas e não pode ser explorado. Comunismo, socialismo democrático, anarquismo, solidarismo, cristianismo social, cooperativismo… tudo isso. Esse pessoal começou a lutar para o operário não ser mais chicoteado, depois para não trabalhar mais que doze horas, depois para não trabalhar mais que dez, oito; para a mulher grávida não ter que trabalhar, para os trabalhadores terem férias, para ter escola para as crianças. Coisas que hoje são banais. Conversando com um antigo aluno meu, que é um rapaz rico, industrial, ele disse: “O senhor não pode negar que o capitalismo tem uma face humana”. O capitalismo não tem face humana nenhuma. O capitalismo é baseado na mais-valia e no exército de reserva, como Marx definiu. É preciso ter sempre miseráveis para tirar o excesso que o capital precisar. E a mais-valia não tem limite. Marx diz na “Ideologia Alemã”: as necessidades humanas são cumulativas e irreversíveis. Quando você anda descalço, você anda descalço. Quando você descobre a sandália, não quer mais andar descalço. Quando descobre o sapato, não quer mais a sandália. Quando descobre a meia, quer sapato com meia e por aí não tem mais fim. E o capitalismo está baseado nisso. O que se pensa que é face humana do capitalismo é o que o socialismo arrancou dele com suor, lágrimas e sangue. Hoje é normal o operário trabalhar oito horas, ter férias… tudo é conquista do socialismo. O socialismo só não deu certo na Rússia.

Brasil de Fato – Por quê?

Antonio Candido – Virou capitalismo. A revolução russa serviu para formar o capitalismo. O socialismo deu certo onde não foi ao poder. O socialismo hoje está infiltrado em todo lugar.

Brasil de Fato – O socialismo, como luta dos trabalhadores?

Antonio Candido – O socialismo como caminho para a igualdade. Não é a luta, é por causa da luta. O grau de igualdade de hoje foi obtido pelas lutas do socialismo. Portanto, ele é uma doutrina triunfante. Os países que passaram pela etapa das revoluções burguesas têm o nível de vida do trabalhador que o socialismo lutou para ter, o que quer. Não vou dizer que países como França e Alemanha são socialistas, mas têm um nível de vida melhor para o trabalhador.

Brasil de Fato Para o senhor é possível o socialismo existir triunfando sobre o capitalismo?

Antonio Candido – Estou pensando mais na técnica de esponja. Se daqui a 50 anos no Brasil não houver diferença maior que dez do maior ao menor salário, se todos tiverem escola… não importa que seja com a monarquia, pode ser o regime com o nome que for, não precisa ser o socialismo! Digo que o socialismo é uma doutrina triunfante porque suas reivindicações estão sendo cada vez mais adotadas. Não tenho cabeça teórica, não sei como resolver essa questão: o socialismo foi extraordinário para pensar a distribuição econômica, mas não foi tão eficiente para efetivamente fazer a produção. O capitalismo foi mais eficiente, porque tem o lucro. Quando se suprime o lucro, a coisa fica mais complicada. É preciso conciliar a ambição econômica – que o homem civilizado tem, assim como tem ambição de sexo, de alimentação, tem ambição de possuir bens materiais – com a igualdade. Quem pode resolver melhor essa equação é o socialismo, disso não tenho a menor dúvida. Acho que o mundo marcha para o socialismo. Não o socialismo acadêmico típico, a gente não sabe o que vai ser… o que é o socialismo? É o máximo de igualdade econômica. Por exemplo, sou um professor aposentado da Universidade de São Paulo e ganho muito bem, ganho provavelmente 50, 100 vezes mais que um trabalhador rural. Isso não pode. No dia em que, no Brasil, o trabalhador de enxada ganhar apenas 10 ou 15 vezes menos que o banqueiro, está bom, é o socialismo.

Brasil de Fato – O que o socialismo conseguiu no mundo de avanços?

Antonio Candido – O socialismo é o cavalo de Troia dentro do capitalismo. No comunismo tem muito fanatismo, enquanto o socialismo democrático é moderado, é humano. E não há verdade final fora da moderação, isso Aristóteles já dizia, a verdade está no meio. Quando eu era militante do PT – deixei de ser militante em 2002, quando o Lula foi eleito – era da ala do Lula, da Articulação, mas só votava nos candidatos da extrema esquerda, para cutucar o centro. É preciso ter esquerda e direita para formar a média. Estou convencido disso: o socialismo é a grande visão do homem, que não foi ainda superada, de tratar o homem realmente como ser humano. Podem dizer: a religião faz isso. Mas faz isso para os que são adeptos dela, o socialismo faz isso para todos. O socialismo funciona como esponja: hoje o capitalismo está embebido de socialismo.
 Fonte: Tribuna da Imprensa

W.O é golpe na democracia brasileira

          O Brasil vem assistindo um festival de tentativas de golpe na democracia brasileira. Democracia essa, conquistada com muita luta e unidade do nosso povo.

          Uma democracia é forte quando o cidadão tem o direito de fazer escolhas, em especial escolher dentre várias opções o dirigente máximo de seu país.

          O Partido Socialista Brasileiro nasceu levantando a bandeira da liberdade e repudia veementemente qualquer tentativa de limitar a escolha pelo povo brasileiro do próximo presidente do Brasil.

          Há anos no Congresso Nacional existem propostas de reforma política e eleitoral parada nas comissões legislativas e a grande maioria dos deputados federais não aprovam uma lei, um artigo, um parágrafo. Agora, ás vésperas do ano eleitoral o casuísmo e tentativa de golpe são evidentes.
 
          Somente agora, aprovar regras para impedir partidos recém criados de obterem direito a fundo partidário e tempo de televisão, quando bem pouco tempo atrás foi permitido que outro partido, o PSD obtivesse esses direitos, proibindo que o MD e a REDE tenham os mesmos direitos. Para mim é golpe e tentativa de ganhar o jogo eleitoral sem disputa.

          Criar intrigas e plantar divisão partidária em partido político que cresce consideravelmente em todo o país, tendo inclusive o Governador e prefeito de capital melhor avaliado do Brasil, na tentativa de que em 2014 não apresente candidatura a presidente da república, no meu entendimento é querer ganhar as eleições sem competidores.

          Ganhar o jogo sem jogar é o mesmo que não existir jogo, ou seja, eleição sem competidores não é eleição. W.O é golpe na democracia brasileira. W significa Win que no esporte é vitória, sucesso e O quer dizer Out, jogador fora de jogo, ausente. Portanto W.O. significa "vencedor por ausência".

          O pior de tudo é utilizar a maquina pública para pressionar governadores e prefeitos com diminuição de receita e ameaças de cortes orçamentários, ao tempo em que realiza um festival de loteamento de cargos públicos.

          O povo brasileiro foi às ruas, a juventude pegou em armas e políticos progressistas utilizaram seus mandatos para derrubar uma ditadura militar e agora não vai aceitar que seja instalada no Brasil uma ditadura civil. Parafraseando o fundador do Partido Socialista Brasileiro, João Mangabeira, não pode existir democracia sem liberdade, assim como não pode existir liberdade sem democracia. O Brasil quer MAIS.

*Messias Junior é sociólogo, membro do Diretório Nacional do PSB e 1º secretário do PSB-Piauí.







segunda-feira, 15 de abril de 2013

É Hora de Mudar – Sindicalismo Participativo



     O socialista Paulo França, membro da CTB – Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado do Piauí disputa as eleições para o STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Elesbão Veloso.
A eleição estar bastante acirrada, tendo em vista que o atual presidente, Cícero Marcos há 27 anos no poder não admiti larga o cargo e a oposição fortalecida vem somando apoio dos mais diversos ameaçando derrubar o feudo político.
 
       No último sábado, 13 de abril em reunião de apresentação de proposta da chapa É Hora de Mudar, Paulo França Presidente, o Deputado Estadual, Chico Ramos e Messias Junior, Secretario do PSB Piauí proferiram palestra sobre sindicalismo participativo. Também presente no ato os vereadores socialistas Antônio da Ernesta e Edmundo Moura, ambos do PSB. 

     Entre as diversas propostas defendida pela chapa 2 (É Hora de Mudar)  enfatizada a necessidade de realizar parcerias com orgãos de pesquisa e assistência ao homem do campo, para criar um programa de educação permanente para o associado e seus dependentes.

     As eleições estão marcadas para o dia 20 de abril e o MPS (Movimento Popular Socialista) órgão de apoio do Partido Socialista Brasileiro participa da campanha apoiando Paulo França na presidência do sindicato.

terça-feira, 12 de março de 2013

Encontro do PSB Piauí

O Partido Socialista Brasileiro no estado do Piauí reunirá seus filiados para avaliar a conjuntura política Nacional com a presença de membros do PSB nacional em Teresina, na próxima quarta-feira (13).




Na oportunidade, Roberto Amaral, vice-presidente do partido, e Carlos Siqueira, primeiro secretário da sigla, participarão de evento destinado aos membros do partido no Estado.



Durante o encontro, que acontecerá no Gran Hotel Arrey, a partir das 8h, haverá a palestra de Roberto Amaral e Carlos Siqueira, intitulada de “O PSB e a Conjuntura Nacional”, além do lançamento dos livros “Socialismo e Democracia – Ciência, tecnologia e soberania nacional”, de autoria do Dr. Roberto Amaral e “Diálogos da Liberdade”, de autoria do Dr. Carlos Siqueira.



Devido às comemorações em alusão ao dia da Mulher, o PSB Piauí também fará uma homenagem às mulheres que integram o partido, as quais vêm conquistando cada vez mais espaço no cenário político local.



Local: Gran Hotel Arrey

Data: quarta-feira (13 de março).



Horário: 8h



Tema: “O PSB e a Conjuntura Nacional”



Debatedores: Vice Presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral e o Primeiro Secretário Nacional, Carlos Siqueira

terça-feira, 5 de março de 2013

A prática como critério da verdade

      A antecipação do debate e o embate eleitoral previsto para 2014, não é saudável para o Brasil. As ações patrocinadas pelo Partido dos Trabalhadores nas caravanas de aniversário da sigla não faz bem ao governo, a presidenta e aos partidos da base governamental.

      Criar intriga interna nos partidos aliados para enfraquecer lideranças em ascensão em quanto faz discurso de respeito às siglas partidárias é contraditório e uma inversão de prioridade.

      Precisamos ganhar 2013 como afirma o presidente Nacional do PSB, Governador Eduardo Campos. Crescimento, desenvolvimento e pacto federativo precisa ser tarefa diária do governo. Crescimento de 0,9% na atividade econômica do ano passado foi “lamentável” e, não fosse o setor de serviços o resultado do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas brasileiras produzidas em 2012) teria sido um “desastre”, de acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

      Esse discurso, "Nós podemos disputar eleição, nós podemos brigar na eleição, nós podemos fazer o diabo quando é a hora da eleição. Agora, quando a gente está no exercício do mandato, nós temos que nos respeitar, porque fomos eleitos pelo voto direto do povo brasileiro", feito pela presidenta, Dilma durante cerimônia de entrega de um conjunto habitacional em João Pessoa, na Paraíba não é colocado em práticana cidade de Campinas – SP  onde reportagem publicada pelo jornal O Globoinformando que “Onze petistas que ocupam cargos de confiança no governo do PSB em Campinas, interior de São Paulo, foram expulsos do partido. A decisão foi tomada em duas sessões. A primeira, na terça-feira passada, expulsou o vereador Jaírson Valério dos Anjos, nomeado secretário municipal do Trabalho e Renda. No sábado, outros dez processos foram concluídos. São petistas que ocupam cargos de confiança no segundo e terceiro escalões da prefeitura de Campinas.”.

      O Partido Socialista Brasileiro há muito tempo fortalece seus segmentos partidários através da Fundação João Mangabeira e dos órgãos dos movimentos sociais e essa pratica é obrigação de todos os partidos que almejam o seu fortalecimento e a conquista de espaço na sociedade.

      Os socialistas estão tranqüilos sobre o papel que o PSB vai desempenhar nas eleições de 2014. Não vai acelerar e tão pouco frear sua organização interna e sua estratégia de crescimento em detrimento de “picuinhas”, “intrigas” e falta de visão política de qualquer agremiação partidária! Estamos juntos desde o governo Lula e agora com Dilma para fazer o Brasil crescer mais, incluir mais e desenvolver mais. Porque é isso o que o povo almeja: mais e mais crescimento e inclusão social.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

“Quem sabe faz a hora” Eduardo Campos Presidente do Brasil



Com o titulo  “Quem sabe faz a hora” no jornal o Estado de São Paulo a colunista Dora Kramer avalia que a votação do deputado Júlio Delgado na eleição para a presidência da Câmara é mais “um tijolo, na construção da estratégia do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para se diferenciar junto ao público externo”, Para ela, o presidente do PSB, Eduardo Campos marcou a diferença, “enquanto os tucanos sucumbiram à geleia geral
Na avaliação do jornal o Globo, o PSB e o presidente Eduardo Campos avança na candidatura a presidência do Brasil em 2014. O resultado das eleições na Câmara já indica essa possibilidade real, avalia os colunistas e comentaristas do jornal.O desempenho do PSB na eleição da Câmara é apenas mais um ingrediente no grande caldeirão da disputa presidencial de 2014, que comporta todo tipo de especulação. Neste momento, no PSB e até em setores do PT, a avaliação é que Eduardo Campos saiu fortalecido”. E acrescenta  o PSB marcou posição e ganhou um novo discurso contra o PMDB, o PT e o PSDB. A presença do PMDB no imaginário popular, da dupla Renan e Sarney, e agora o Henrique, é o do envelhecimento da forma de fazer política. O projeto de poder do PSDB se resumiu a uma primeira secretaria na Mesa. E o discurso do PT, da transferência de renda já incorporada, também já está vencido.”
A militância orgânica do PSB através do MPS (movimento Popular Socialista) já inicia encontros em todo o Brasil para estimular a candidatura. No Piauí em março inicia a caravana do MPS em diversos municípios.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Seja um "Paçoqueiro" de carteirinha



Associação no Bloco do Paçoca: R$ 20,00 (vinte reais) de inscrição, correspondente ao primeiro mês e R$ 10,00 (dez reais) nos messes subseqüentes como mensalidade.
Direitos do Paçoqueiro e ou Paçoqueira:
Ø  Ano 2013
·         Entrada livre nas previas do Paçoca
·         50% de desconto na camisa do Bloco do Paçoca
·         Até 50% de desconto em shows organizados durante o ano
Ø  Ano 2014
Mínimo de 06 (seis) mensalidades pagas
·         Entrada livre nas prévias do Paçoca, ano 2014
·         50% de desconto na camisa do Bloco do Paçoca
·         Até 50% de desconto em shows organizados durante o ano
Mínimo de 12 (doze) mensalidades pagas
·          Direito a camisa do Bloco do Paçoca
·         Até 50% de desconto no caminhão do Paçoca no corso de 2014
Contatos:
Sede do Paçoca fica entre as quadras 46 e 47 no Conjunto saci. Falar com Aninha através do telefone: 8837-3624, ou através do e-mail: blocopacoca@hotmail.com.