Os segmentos sociais organizados na sociedade e a internet são hoje instrumentos importantes em qualquer disputa eleitoral. Subestimar a capacidade organizativa e de articulação dos agentes sociais é um erro estratégico grande, assim como desprezar o uso da internet no processo eleitoral é um caminho para derrota de qualquer postulante a cargos políticos seja proporcional ou majoritário.
Muitos valorizam os agentes políticos tradicionais, prefeitos, deputados, ex-prefeitos e ex-deputados em detrimento dos agentes sociais. Não que eles não sejam necessários e os são necessários, mas a dialética das coisas aponta para saber relacionar o tradicional com o contemporâneo.
A política é dinâmica e em constante transformação o que era importante e necessário ontem pode não ser mais hoje. Foi-se o tempo das imposições de nomes e projetos individuais, ou se constrói coletivamente os projetos eleitorais e de poder, ou caminha-se para um fracasso total.Segmento social organizado entende-se, organização das mulheres, juventude, negro, deficiêntes, trabalhadores, idosos, associação de moradores, religiosos, e em fim a junção de interesses iguais em um grupo especifico.
A eleição e reeleição de Lula e Wellington Dias e a eleição de Barack Obama são exemplos recente da união do tradicional e o contemporâneo, tanto no casamento dos agentes sociais e agentes tradicionais da política quanto da rede de informação e persuasão da internet.
Desprezar o uso da internet em uma campanha eleitoral ou deixar em segundo plano é hoje um suicídio político que não deve ser cometido por qualquer postulante a cargos majoritários e ou proporcionais.São diversos os meios utilizados para formar opinião a favor ou contra determinada pessoa ou projeto na internet.
O e-mail é uma ferramenta para comunicações inter-pessoais igual à carta, só que muito mais rápido e serve para informar ações, tarefas, estratégias política, noticiais e comentários positivos e negativos de qualquer assunto.
O Blog é um instrumento de divulgação de idéias, noticiais e afirmações pessoais e ou coletivas de um postulante a cargos políticos, seja majoritário ou proporcional. Mais recentemente temos o Twitter que na realidade é um mine blog, importante para noticias rápidas e objetivas.
O "sitio" popularmente chamado de portal é um lugar com endereço onde você pode ser encontrado, é como se fosse seu escritório virtual. O "sitio" deve ser bastante conhecido e seu conteúdo visitado para que seja maior sua eficiência e utilidade.
Chamo atenção destes dois instrumentos, agentes socais e internet, porque muito se falam neles, no entanto eles são desprezados e subestimados na construção e consolidação de candidaturas por grande parte dos postulantes a cargos políticos.
Na condição de sociólogo e cientista político pretendo a partir desse artigo escrever sobre política, campanha eleitoral e políticas públicas para ajudar no debate e na compreensão do fazer política, afinal "O homem é um animal político" já dizia Aristóteles.
(*) Messias Junior é sociólogo
(*) Messias Junior é sociólogo
Um comentário:
Parabéns, seu blog esta cada vez mais consolidado como um instrumento alternativo e sem máscaras de informação e opinião de esquerda democrática...
Postar um comentário