segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A prática como critério absoluto da verdade


                                                               "O tempo é o campo do desenvolvimento humano." Karl Marx

            No 150º aniversário do livro o Capital de Karl Marx  (principal obra do filosofo Alemão)  vou me dedicar a escrever vários e diversos “pequenos textos” acerca da famosa frase, também atribuída a concepção marxista, “A prática como critério da Verdade”.

          Karl Marx foi Revolucionário, Economista e filosofo, portanto não irei focar em um único tema, mas em todas as suas três principais atividades. Não sou um estudioso de suas obras, apenas fiz algumas leituras, permitam a erros e equívocos, natural em quem não é perfeito e nem doutor marxista. Não sou proprietário da verdade e nem quero ser. Apenas irei lançar questões para a reflexão e o debate.   

          A primeira questão a ser levantada é sobre a atualidade de sua critica ao capitalismo e sua teoria. Há 150 anos o mundo vivia sobre as consequências da mudança do regime feudal para o capitalismo, sendo a industrialização o motor de desenvolvimento desse sistema. É fato que o proletariado, trabalhador da indústria de sua época, sofria de uma longa jornada de trabalho, condições precárias nas fabricas, salários baixos e exploração dos trabalhadores. Hoje um dos motores do desenvolvimento do capitalismo é a informática (Novas tecnologias). Aplicar as teorias de Marx sem levar em conta a esse novo vetor de desenvolvimento (terceira Revolução tecnológica)  é  o mesmo que aplicar os ensinamentos de Cristo sem levar em conta a evolução da sociedade e ficar decorando frases bíblicas, sem a correta interpretação.

          Marx era um estudioso da dialética, para ele, “tudo se transformava”, portanto a sua própria teoria precisa ser estudada e aplicada, levando em conta a evolução da sociedade e as relações de trabalho.

        O capitalismo é concentrador de riqueza e explora os que trabalham e produzem. Então, guerra aos capitalistas, que vivem da especulação financeira e da exploração dos outros.  Nós não vamos acabar com a exploração do homem sobre o homem, sem se unir e combater o principal inimigo. Por isso, taxar grandes fortunas é um caminho e realizar um novo pacto social para evitarmos a barbárie é necessário. 

           Para mudar e evoluir é preciso acompanhar as mudanças e sairmos da “Zona de conforto”. Não estou negando a luta de classe como o motor da história, estou chamando a atenção para  uma analise das transformações que o mundo está atravessando, sobre tudo os processos tecnológicos e as relações sociais. Se por um lado ainda preserva-se a opressão de uma classe sobre a outra, também se fazem necessários a luta e defesa dos oprimidos e excluídos pelo sistema capitalista. Deveremos alterar as estratégias e táticas utilidades nesse processo e não vivermos amarrados ao passado, deixando de aprender com o presente. Vamos construir a nova política na prática e não na teoria. Não podemos apontar erros nos outros e esquecer que precisamos corrigir os nossos.

          Viva a nossa luta por emprego e cidadania, por lazer, por educação, por segurança e essencialmente a luta pela felicidade e o amor. Sejamos a paz que queremos do outro. O amor precisa vencer o ódio. O futuro nos pertence!

Um comentário:

Harriet John disse...

Sr. Pedro y su compañía de préstamos fue absolutamente genial para trabajar. fue extremadamente claro, minucioso y paciente mientras guiaba a mi esposa y a mí a través del proceso del préstamo. también fue muy puntual y trabajó arduamente para asegurarse de que todo estuviera listo antes de cerrar el préstamo. el Sr. pedro es un oficial de préstamos que trabaja con un grupo de inversionistas que nos ayudan a obtener fondos para comprar nuestra nueva casa, puede comunicarse con él si desea obtener un préstamo a una tasa baja y asequible de 2 rio envíele un correo electrónico a . pedroloanss@gmail.com o chat de whatsapp: + 1-863-231-0632