quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PSB Piauí participa de encontro Nacional em Brasília


Governador Wilson Martins, parlamentares e filiados do Partido Socialista Brasileiro – PSB/PI participaram nos dias 07 e 08 de dezembro, em Brasilia - DF do seminário “Os desafios dos Governos Socialistas – Experiências estaduais bem sucedidas” .

Um dos temas mais disputados no seminário foi sobre saúde pública que teve como palestrantes o vice governador e ex-secretário de saúde de Pernambuco, João Lira Neto e o ex-secretário de saúde do Ceará, Deputado Federal eleito pelo PC do B, João Ananias.

Na foto o Governador Wilson Martins e parte da delegação do Piauí no Seminário promovido pela Fundação João Mangabeira.

Justiça legisla sobre fidelidade partidária


Muitas opiniões sobre a posição da justiça eleitoral em decisão de liminar que considerou a suplência um direito do partido e não do candidato. Uma coisa é certa os Deputados e Senadores no Congresso Nacional precisam legislar sobre a Reforma Partidária sob pena de vê a justiça tomar posições acerca de assuntos que cabe “teoricamente” aos legisladores.

O fortalecimento dos partidos é uma necessidade urgente em nosso país. Não podemos ficar convivendo em uma democracia que muitos políticos apenas utilizam as siglas partidárias para conquistarem seus projetos pessoais.

A mais de dez anos encontram-se no Congresso Nacional projetos de Reforma Política e sempre na véspera de eleição o tema torna-se noticia. Passada as eleições a reforma volta a dormir e ser esquecida. Afinal de contas os vencedores não vão mudar uma regra que os beneficia.

Não sou a favor que um poder sobreponha a outro, defendo que nossa república seja forte o suficiente para que o Judiciário faça justiça, o Legislativo legisle e o executivo execute mas, infelizmente o que estamos assistindo é a Justiça legislando e pasmem muitos legisladores fazendo o papel de executivo com construção de obras e mais obras.

A Reforma Política deve sair do discurso e ser efetivada para fortalecer nossa democracia, os partidos políticos e o debate de idéias. Defendo uma constituinte exclusiva sobre o tema!

O acesso a internet e a democratização da comunicação


Estudo realizado pela Serasa Experian, empresa de informações financeiras, revelou um aumento de 7,53% no acesso à internet na Nordeste.

Os nordestinos passaram a ser responsáveis por 13% do total de visitas à internet no País. Isso revela que mais pessoas podem exercer melhor sua cidadania com melhores de informações.

Os movimentos sociais e partidos de esquerda precisam olhar para esses dados e utilizar melhor a rede para se contrapor a chamada grande mídia

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Messias na parada do 07 de Setembro



Todos os anos acompanho o grito dos excluídos na Parada do 07 de setembro, esse ano marquei presença e fui ao corpo a corpo pedindo voto para Dep. Federal.
Na foto com estudantes do Colégio Teresina!!

Messias Junior no Terço dos Homens


Participei do terço dos homens na Igreja Menino Jesus de Praga no Saci.
Aproveitei para agradecer a Deus e a Mãe Rainha tudo de bom que aconteceu comigo nestes 40 anos de vida!!!!
Muitos amigos da comunidade presente.
Obrigado pelo carinho e a amizade!

domingo, 5 de setembro de 2010

Messias 4033 - Agenda da Independência

Dia 06 de setembro (segunda-feira)

TERESINA

*08:00h - Distribuição do Jornal 4033 no bairro Mocambinho
Ponto de encontro: Hospital do Mocambinho
Responsável: Wilter Ibiapina - 9402-4672 ou 8853-4437
Obs.: sem a presença do candidato

* 19:00h - Terço dos Homens
Local: Igreja Menino Jesus de Praga - bairro Saci

CAMPO MAIOR

* 07:00h - Corpo a corpo no Mercado Público
* 09:00h - Corpo a corpo no Centro Comercial

Dia 07 de setembro (terça--feira)
TERESINA

* 07:00h - Distribuição do Jornal 4033 no Desfile da Independência
Local: Avenida Frei Serafim
Ponto de encontro: sede do PSB

CAMPO MAIOR

* 15:00h - Visita a amigos e familiares

Luiza Erundina recomenda voto em Messias Júnior

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Contribuição para o programa de governo de DILMA ROUSSEFF

Messias Junior 4033, contribuindo com o debate sobre Desenvolvimento e Inclusão Social realizado em Brasília – DF pela Fundação João Mangabeira.

Um grupo de 43 militantes socialistas do Piauí se fez presente representando o projeto eleitoral 4033; a Juventude; as mulheres; os negros; o movimento comunitário e sindical do Piauí. Também presente o Gov. WILSON MARTINS.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Messias Júnior defende mais verbas para a educação


O candidato a deputado federal Messias Júnior (PSB) esteve em Brasília, na última segunda-feira (19), acompanhando o governador Wilson Martins no Seminário “Brasil Desenvolvimento e Inclusão Social”, que também contou com a presença de militantes da Juventude Socialista Brasileira e da UNE, representando a juventude piauiense no Congresso Nacional.

A caravana do PSB reforçou a necessidade de investimento na educação, além de solicitar à presidenciável Dilma Rousseff que inclua em seu programa de governo a ampliação do investimento em educação pública em relação ao PIB, de forma a atingir 10% até 2014.

Messias Júnior defende mais verbas para a educação II


Messias Júnior é um grande exemplo de luta pela melhoria na educação do Estado. “Minha história de vida é a história da juventude do meu Estado", afirma o candidato, que foi o fundador da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina e Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal. Na foto acompanhando o Governador de Pernambuco Eduardo Campos e a presidenciável Dilma junto com a juventude do PSB (Juventude Socialista Brasileira)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

1º Fórum pela Inclusão da Pessoa com Deficiência


Todos Pela Inclusão foi o tema do 1º Fórum pela Inclusão da Pessoa com Deficiência Ocorrido em Corrente dia 28 e 29/05
Vinte e quatro municípios que compõem a chapada das Mangabeiras presentes no Fórum com a participação de cerca de 800 pessoas
Conversei com o ex-governador Wellington Dias sobre as eleições 2010.
Na foto: Messias Junior; Ex-Governador Wellington Dias e Ariano Messias (Prefeito de Cristalândia)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sílvia Lazarte: mulher e indígena - O ícone da revolução boliviana


O ícone da nova composição política da Bolívia é Silvia Lazarte uma indígena quéchua de poucos recursos econômicos.
Foi eleita pela próspera região de Santa Cruz, mas vem da área rural de Cochabamba.
Lazarte foi nomeada nas sessões preparatórias, e assumiu suas funções no dia em que o país celebrou 181 anos de vida republicana.
Ela acredita que sua eleição se deve às "lutas de todas as mulheres bolivianas e nossos antepassados, e também à marginalização das mulheres e dos indígenas durante tanto tempo".
Na foto, Messias Junior e Silvia Lazarte

1º Encontro Internacional de Mulheres Socialistas


Igualdade de gênero, emancipação da mulher em todos os espaços e, sobretudo, a participação das mulheres na construção de políticas públicas na América Latina.
Estas questões foram temas do debate no 1º Encontro Internacional de Mulheres Socialistas, que aconteceu em Brasília, nos dias 20 e 21 de maio de 2010.
O Piauí participou com 04 (Quatro) representantes: Deputada Lilian Martins; Vereadora Socorro de Piracuruca; Silvana Castro e Ellen representando a secretaria estadual de mulheres.
Simone de Beauvoir “a disputa durará enquanto os homens e as mulheres não se reconhecerem como semelhantes”

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Governador Wilson Martins e Messias Junior estão em Brasília para participarem da reunião do Diretório Nacional do PSB


O presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, convocou todos os membros do Diretório Nacional a participarem de reunião, no dia 21 de maio, na sede nacional do PSB, em Brasília (DF), para discutir a seguinte pauta:

1. Julgamento do recurso interposto pelo deputado Rogério Ulysses contra decisão da direção do PSB/DF que o expulsou do Partido;

2. Discutir e deliberar sobre Resolução que disciplinará a realização de congressos do PSB que escolherão os candidatos às eleições de 2010 e fixará a política de alianças para as eleições estaduais e nacionais;

3. Discutir e deliberar sobre a posição do PSB em face da sucessão presidencial;
O Governador Wilson Martins e o primeiro secretários do PSB – Piauí, Messias Júnior são membros da direção nacional, já estão em Brasília e e vão participar da reunião.

terça-feira, 4 de maio de 2010

PSB Pensando Grande (I)


Segunda - feira (03/05) aconteceu em solo piauiense um encontro de três governadores socialistas que trocaram experiências administrativas e unem esforços para acelerar o desenvolvimento regional, incluindo socialmente o povo dos três Estados.

PSB Pensando Grande (II)


O Presidente Nacional do PSB, Governador de Pernambuco Eduardo Campos disse que “A elite governou o Nordeste por muito tempo de uma forma atrasada, de costas para o povo”, e que “O povo do Pernambuco, Ceará e Piauí é um só, tem as mesmas lutas”, fez elogios ao presidente Lula que faz com que o Brasil seja respeitado internacionalmente além da imagem do país do carnaval e do futebol.

PSB Pensando Grande (III)


Os Governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Cid Gomes (Ceará) e Wilson Martins (Piauí) visitaram a sede do PSB na Avenida Frei Serafim e fizeram questão de entrar na sala dos movimentos sociais, que para supressa de Eduardo Campos encontrou Argemiro, neto do motorista de Miguel Arraes e hoje militante do PSB na cidade de Demerval Lobão.

PSB Pensando Grande (IV)


Os três Governadores entraram na sala da primeira secretaria do PSB onde fizeram posse para fotografia com o primeiro secretário do PSB no Estado, Messias Júnior, responsável pela organização partidária no Estado e com Edmundo Neto, Coordenador Estadual do MPS – Movimento Popular Socialista e membro da FJM – Fundação João Mangabeira no Piauí.

PSB Pensando Grande (V)


Após uma breve parada na sala da Presidência do PSB- PI o Governador Wilson Martins convidou os companheiros de sigla para visitarem o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir - coração da rede estadual de reabilitação) e depois assinarem o termo de cooperação no Palácio do Karnak.

PSB Pensando Grande (VI)


Na visita ao CEIR a Deputada Lilian Martins ( PSB) acompanhou a comitiva governamental e comentou para os governadores socialistas sobre os avanços na implantação da política de inclusão da pessoa com deficiência no Piauí .

PSB Pensando Grande (VII)


Na saída do Centro Integrado de Reabilitação os Governadores (Eduardo, Cid e Wilson) pousaram para mais uma foto com a Deputada Lilian Martins, o Suplente de Vereador de Teresina Tiago Vasconcelos e o Primeiro Secretário do PSB, Messias Junior.

domingo, 25 de abril de 2010

Sociólogos e Filósofos uni-vos !


A elite brasileira não aceita o pouco avanço social do governo Lula e organizar sua tropa (DEMO – TUCANA) no sentido de por um freio na liberdade e inclusão social que o povo brasileiro vem conquistando à duras penas nestes últimos sete anos.

Todos os dias são centenas de e-mail mentirosos e recheados de preconceitos contra a esquerda, os libertários e socialistas de nosso país. Agora a cartilha de Serra (REVISTA VEJA) faz campanha aberta contra a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia no ensino médio.

Acesse o link abaixo: leia, reflita e junte-se a nós na defesa da Sociologia e Filosofia antes que seja tarde.

http://veja.abril.com.br/310310/ideologia-cartilha-p-116.shtml

Participar da Assembléia Geral dos Sociólogos e Sociólogas

Dia 28 de abril (Quarta – feira) ás 18hs
Local: Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, na Av. Universitária, nº 391, Ininga, Cidade de Teresina, PI.

JOSÉ POSE DE OBAMA SERRA


SENHORES, A REVISTA VEJA COM JOSÉ POSE DE OBAMA SERRA,
NA CAPA, BATEU RECORDE NAS BANCAS DE REVISTAS EM TODO
O BRASIL. VEJAM SÓ UM EXEMPLO NO RIO DE JANEIRO:



A revista Veja que chegou às bancas no sábado passado,
sofreu um dos maiores encalhes da história nesta banca da foto,
no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira à noite, após 6 dias de exposição para venda,
a pilha estava praticamente intacta.
Peça seu dinheiro da assinatura de volta, ela vai falir
ou mudar de nome, e aí sua assinatura será cancelada sem direito à restituição.

Fonte: caricamundi@gmail.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Assembléia Geral do SINDSOL (Sindicato dos Sociólogos e Sociólogas)


Assembléia Geral Ordinária dos sociólogos e sociólogas marcada para o dia 28 de abril de 2010.
Local: Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, sito na Av. Universitária, nº 391, Ininga, Cidade de Teresina, PI.

PAUTA DA ASSEMBLÉIA GERAL


1) Ratificação da FUNDAÇÃO do Sindicato do Sociólogos do Estado do Piauí;
2) Ratificação das deliberações ocorridas na Assembléia Geral Ordinária, de 23 de agosto de 1997, a saber: a) aprovação dos estatutos sociais; b) eleição e posse da diretoria provisória para o período 1997-1998, c) aprovação da filiação da Entidade à Federação
Nacional dos Sociólogos; d) aprovação sobre o custeio da Entidade;
3) Eleições para nova diretoria para biênio 2010 – 2012;
4) Informes gerais: a) Resolução do CEE que obriga Sociologia no ensino médio; b)Vagas para sociologia na SASC; c) Lei Complementar que garanta o Profissional de Sociologia nos Órgãos de Estado; d) Conselho Federal de Sociologia – CRF; e) II Encontro de Sociologia do Estado do Piauí.

Repassem para todos os e as colegas sociólogos e sociólogas que você conhecem. "A nossa força esta na capacidade que temos de nos organizar. Assim peço a todos sócios e sócias que se movimentem no sentido de fortalecer a organiozação, isso garantirá influência nos mais diversos setores da sociedade. Quero pedir também que quem conhecer os primeiros diretores do sindicato que os convidem pois essa assembléia, é essêncial para nossa vida institucional e jurídica" Falou Fábio Matos, Presidente do SINDSOL

terça-feira, 13 de abril de 2010

Há ainda direita e esquerda?


Diante de alguns argumentos que ainda subsistem sobre o suposto fim da divisão entre direita e esquerda, aqui vão algumas diferenças. Acrescentem outras, se acharem que a diferença ainda faz sentido.

Direita: A desigualdade sempre existiu e sempre existirá. Ela é produto da maior capacidade e disposição de uns e da menor capacidade e menor disposição de outros. Como se diz nos EUA, “não há pobres, há fracassados”.

Esquerda: A desigualdade é um produto social de economias – como a de mercado – em que as condições de competição são absolutamente desiguais.

Direita: É preferível a injustiça, do que a desordem.

Esquerda: A luta contra as injustiças é a luta mais importante, nem que sejas preciso construir uma ordem diferente da atual.

Direita: É melhor ser aliado secundário dos ricos do mundo, do que ser aliado dos pobres.

Esquerda: Temos um destino comum com os países do Sul do mundo, vitimas do colonialismo e do imperialismo, temos que lutar com eles por uma ordem mundial distinta.

Direita: O Brasil não deve ser mais do que sempre foi.

Esquerda: O Brasil pode ser um país com presença no Sul do mundo e um agente de paz em conflitos mundiais em outras regiões do mundo.

Direita. O Estado deve ser mínimo. Os bancos públicos devem ser privatizados, assim como as outras empresas estatais.

Esquerda: O Estado tem responsabilidades essenciais, na indução do crescimento econômico, nas políticas de direitos sociais, em investimentos estratégicos como infra-estrutura, estradas, habitação, saneamento básico, entre outros. Os bancos públicos têm um papel essencial nesses projetos.

Direita: O crescimento econômico é incompatível com controle da inflação. A economia não pode crescer mais do que 3% a ano, para não se correr o risco de inflação.

Direita: Os gastos com pobres não têm retorno, são inúteis socialmente, ineficientes economicamente.

Esquerda: Os gastos com políticos sociais dirigidas aos mais pobres afirmam direitos essenciais de cidadania para todos.

Direita: O Bolsa Família e outras políticas desse tipo são “assistencialismo”, que acostumam as pessoas a depender do Estado, a não ser auto suficientes.

Esquerda: O Bolsa Família e outras políticas desse tipo são essenciais, para construir uma sociedade de integração de todos aos direitos essenciais.

Há ainda direita e esquerda? (2)


Direita: A reforma tributária deve ser feita para desonerar aos setores empresariais e facilitar a produção e a exportação.

Esquerda: A reforma tributária deve obedecer o principio segundo o qual “quem tem mais, paga mais”, para redistribuir renda, com o Estado atuando mediante políticas sociais para diminuir as desigualdades produzidas pelo mercado.

Direita: Quanto menos impostos as pessoas pagarem, melhor. O Estado expropria recursos dos indivíduos e das empresas, que estariam melhor nas mãos destes. O Estado sustenta a burocratas ineficientes com esses recursos.

Esquerda: A tributação serva para afirmar direitos fundamentais das pessoas – como educação e saúde publica, habitação popular, saneamento básico, infra-estrutura, direitos culturais, transporte publico, estradas, etc. A grande maioria dos servidores públicos são professores, pessoal médico e outros, que atendem diretamente às pessoas que necessitam dos serviços públicos.

Direita: A liberdade de imprensa é essencial, ela consiste no direito dos órgãos de imprensa de publicar informações e opiniões, conforme seu livre arbítrio. Qualquer controle viola uma liberdade essencial da democracia.

Esquerda: A imprensa deve servir para formar democraticamente a opinao pública, em que todos tenham direitos iguais de expressar seus pontos de vista. Uma imprensa fundada em empresas privadas, financiadas pela publicidade das grandes empresas privadas, atende aos interesses delas, ainda mais se são empresas baseadas na propriedade de algumas famílias.
Direita: A Lei Pelé trouxe profissionalismo ao futebol e libertou os jogadores do poder dos clubes.

Esquerda: A Lei Pelé mercantilizou definitivamente o futebol, que agora está nas mãos dos grandes empresários privados, enquanto os clubes, que podem formar jogadores, que tem suas diretorias eleitas pelos sócios, estão quebrados financeiramente. A Lei Pelé representa o neoliberalismo no esporte.

Direita: O capitalismo é o sistema mais avançado que a humanidade construiu, todos os outros são retrocessos, estamos destinados a viver no capitalismo.

Esquerda: O capitalismo, como todo tipo de sociedade, é um sistema histórico, que teve começo e pode ter fim, como todos os outros. Está baseado na apropriação do trabalho alheio, promove o enriquecimento de uns às custas dos outros, tende à concentração de riqueza por um lado, à exclusão social por outro, e deve ser substituído por um tipo de sociedade que atenda às necessidades de todos.

Direita: Os blogs são irresponsáveis, a internet deve ser controlada, para garantir o monopólio da empresas de mídia já existentes. As chamadas rádios comunitárias são rádios piratas, que ferem as leis vigentes.

Esquerda: A democracia requer que se incentivo aos mais diferentes tipos de espaço de expressão da diversidade cultural e de opinião de todos, rompendo com os monopólios privados, que impedem a democratização da sociedade.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PSB Piauí assume governo estadual


O Partido Socialista Brasileiro é o partido que mais cresce em todo o país e não poderia deixar de ser diferente no estado do Piauí. No nordeste brasileiro já são quatro os governadores do PSB: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e agora o Piauí com Wilson Martins, atual presidente da sigla.

Esse crescimento é fruto de um trabalho planejado estrategicamente pela direção nacional do Partido Socialista Brasileiro e aplicado regionalmente pelos dirigentes estaduais do PSB.

O idealizador desse planejamento foi Miguel Arraes que no ano de 2000 apresentou e a direção Nacional do PSB aprovou o documento A RESTRUTURAÇÃO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO e já em 2002 a sigla lançou candidato á presidente do Brasil recebendo dezoito milhões de votos e tornando o PSB conhecido nacionalmente. Em 2006 o partido superou a clausula de barreira ampliando sua bancada de Deputados Federais.

No Piauí os dirigentes locais souberam aplicar o planejamento, inicialmente apresentou candidato a vice prefeito da capital lançando trinta e um candidatos á vereador em 2004 e obtendo cerca de vinte mil votos na legenda, possibilitando a eleição de um vereador.

No ano de 2005 a direção estadual dos socialistas no Piauí em consonância com a direção nacional recebe em seus quadros um deputado federal e dois estaduais, entre eles Wilson Nunes Martins que assumiu a direção do PSB no estado e junto com os antigos dirigentes continuo aplicando a estratégia originada do documento A RESTRUTURAÇÃO DO PARTIDO SOCILISTA BRAILEIRO.

Nas eleições de 2006 o partido elege um vice governador e dois deputados estaduais, sendo que obteve a maior votação individual das eleições com a deputada Lilian Martins, e já em2008 o PSB elege 41 prefeitos no estado do Piauí, 36 vice prefeitos e 306 vereadores, estando presente em todos os municípios piauiense e agora assumindo o governo do estado com Wilson Martins.

O Partido Socialista Brasileiro continua a estratégia de crescimento, e recentemente pela Fundação João Mangabeira e a direção nacional do partido, já sob o comando de Carlos Siqueira e Eduardo Campos respectivamente, aplica um novo planejamento que inicia em 2010 com foco em 2012 e 2014 onde os socialistas no Piauí precisam continuar aplicando as resoluções nacionais e atingir a meta no estado que é reeleger o Governador Wilson Martins, dois deputados federais e seis deputados estaduais.

Parabéns á toda militância do Partido Socialista Brasileiro que com sua bravura, luta e ousadia conquista um importante cargo na esfera de poder local, que com certeza será honrado pelo dirigente maior dos socialistas no Piauí, o já agora Governador Wilson Martins!

* MESSIAS JUNIOR, Sociologo e Membro da Direção Nacional e Estadual do PSB

segunda-feira, 29 de março de 2010

Propostas para o ensino de Ciências Sociais


Segundo a Constituição em vigor, um dos objetivos da Educação seria a preparação do indivíduo para o exercício da cidadania. Dentre outros fins estipulados pela LDB, a educação superior deve estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente...
por NILSON NOBUAKI YAMAUTI
LEIA NA ÍNTEGRA: http://espacoacademico.wordpress.com/2010/03/27/propostas-para-o-ensino-de-ciencias-sociais/


Sugiro também a leitura de:
A influência do(a) professor(a)
A leitura de Humano, demasiado humano, obra de Friedrich Nietzsche*, me fez pensar sobre a influência que os professores têm sobre os seus alunos. Nem me refiro à influência direta, escancarada e, em alguns casos, descaradamente doutrinária. Não! Penso na influência insinuante, quase imperceptível até mesmo para o professor, cuja origem está na reverência à autoridade...
por ANTONIO OZAÍ DA SILVA
LINK: http://antoniozai.wordpress.com/2010/03/27/a-influencia-doa-professora/

quinta-feira, 25 de março de 2010

Estudantes de volta as ruas.


Parabéns a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES), que junto com estudantes de várias escolas de rede pública foram as ruas de Teresina protestar contra o sucateamento das escolas públicas e a precarização do ensino público.

A manifestação serviu também para pautar a diminuição do preço da carteira de identidade estudantil, assim como reivindicar o direito ao passe livre nas linhas de ônibus dentro de Teresina e a meia passagem intermunicipal.

Como ex líder estudantil, fundador da UMES (União Municipal dos Estudantes),hoje sociólogo e coordenador do MAIS – Movimento de Apoio a Inclusão Social quero parabenizar e incentivar essa garotada á lutar pelos seus direitos.

Vamos Sonhar, Ousar e Exagerar na defesa de uma educação de qualidade!

Todo apoio a luta dos estudantes!

Pelo fortalecimento das entidades estudantis!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Folha bastante corrida...


Enviado por um leitor

Quero deixar claro aqui que isso não tem a menor importância pra mim, mas como para alguns é fundamental...!
José Serra, aos 18 anos, ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o qual nunca concluiu. Em 1963, foi presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), função que os opositores chamam a quem está lá de comunista e baderneiro!

Com o golpe militar de 1964, ele exilou-se na Bolívia, no Uruguai e, em seguida, no Chile, onde fez o "Curso de economia" da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), de 1965 a 1966, especializando-se em planejamento industrial. Apenas 2 (dois) anos de curso!

Depois disso, fez mestrado (???) em Economia pela Universidade do Chile (1968), da qual foi professor entre 1968 e 1973. Em 1974, fez Mestrado e Doutorado (???) em Ciências Econômicas na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, sem nunca ter cuncluído uma faculdade!

Detalhes Adicionais

Fez mestrado e pós-graduação no exterior, insuficientes no Brasil, e virou “professor de economia” da USP.
Como? É que alguns países permitem que qualquer pessoa freqüente cursos de mestrado e pós-graduação, mesmo que só tenha o curso primário, por exemplo. Foi assim que José Serra aproveitou o exílio para freqüentar esses cursos, no Chile e nos Estados Unidos. Mas, no Brasil, a Lei de Diretrizes e Base exige graduação de nível superior até para professores do 1º grau.

Mas deixar pra lá esse pequeno detalhe de não ter concluído o curso é outra história. E tirar diploma de pós-graduação fora do Brasil e usar isso no Brasil num cargo público que exige nível superior é pior: é crime mesmo!
Fonte: http://jenipaponews.blogspot.com/

Atividades da JSB - Piauí


Dia 22/03 16:00 hs Reunião da Cordenação do M.E Secundarista; Sede do PSB sala da Juventude

Dia 22/03 18:00 hs Reunião da Cordenação de M.E Universitario; Sede do PSB sala da juventude

Dia 24/03 18:00 hs Reunião Ampliada de organização da plenaria da JSB Teresina; sede do partido sala da juventude

Dia 27/03 08:00 hs Plenaria da JSB Teresina; Camara municipal de Teresina

Dia 10/04 08:00 hs Café Socialista; Sede do Partido

Dia 17/04 08:00 hs Reunião da Direção Estadual da JSB PI; Sede do Partido

Dia 24/04 08:00 hs Cine Socialista;

sexta-feira, 19 de março de 2010

Wilson Martins é Candidato a Governador!




A decisão do Governador Wellington Dias de ficar ou sair do cargo é pessoal e solitária, só ele pode decidir, mas a candidatura de Wilson Martins ao Governo do Estado não é mais sua, não lhe pertence mais, agora é do povo.
Baltazar Gracián em seu livro A ARTE DA PRUDENCIA afirma que “Pode-se obrigar o sábio a fazer a guerra, mas não com baixeza.” O PSB estar com Wilson Martins e vai fazer o bom combate, defenderá os avanços sociais do governo Lula e Wellington Dias, no entanto vai levantar a bandeira da reforma urbana, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável.
O Piauí precisa crescer 40 anos em quatro. É com essa vontade e conhecimento da realidade que Wilson Martins vai atender o clamor popular. Não podemos entregar o Estado aos interesses puramente econômicos e aos carcomidos caciques da política piauiense
Com todo o respeito à decisão Wellington Dias, mas o PSB manterá a candidatura de Wilson Martins. Não há como voltar atrás, extrapolou a vontade do PSB. A candidatura de Wilson Martins agora pertence ao povo!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Movimento social lança revista 'Reflexões a mais' (I)


Foi lançada nesta última quarta-feira (17) pelo Movimento de Apoio a Inclusão Social (MAIS), no auditório IFPI – Instituto Tecnológico Federal do Piauí, a publicação “Reflexões a mais”, com a temática voltada para a juventude. Estiveram presentes ao evento membros dos conselhos estadual e municipal de juventude; Diretório Central dos Estudantes da UFPI e IFPI; Centro Colegial dos Estudantes Piauiense, Central Única das Favelas e diversos grêmios e centros acadêmicos, além de um público de aproximadamente 250 jovens.
foto: Marcio Sales

Movimento social lança revista 'Reflexões a mais' (II)


O objetivo da revista “Reflexões a mais” é orientar a luta dos segmentos historicamente oprimidos e excluídos, como jovens, mulheres, negros, sem terra, sem teto, gays, lésbicas dentre outros, na defesa e consolidação de seus direitos
Na mesa Erinalda (Conselho municipal da juventude), Elton (CTB), Deputada Lilian Martins (PSB), Wilter (MAIS JUVENTUDE) e Messias Junior (MAIS)
Foto: Marcio Sales

Movimento social lança revista 'Reflexões a mais' (III)


O reitor do IFPI, professor Francisco Santana saudou a todos os presentes e disse da satisfação de participar e apoiar eventos dessa natureza. O vice-governador Wilson Martins(PSB), que participou do lançamento na qualidade de coordenador do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) falou de políticas públicas para juventude e geração de emprego e renda.
foto: Marcio Sales

Movimento social lança revista 'Reflexões a mais' (IV)


“Sou sensível a luta dos jovens, até porque quando era estudante participei ativamente de grêmio estudantil e centro acadêmico. Não há futuro sem investimento no presente e a juventude é esse presente” destacou o vice-governador Wilson Martins.
Wilson Martins ao lado do presidente do CCEP, Edvan e de outros participantes do evento

Movimento social lança revista 'Reflexões a mais' (V)


Wilson Martins destacou a importância da aprovação de PEC da juventude em tramitação no Congresso Nacional como um importante instrumento de aplicação de políticas públicas para juventude e valorização da mesma.

Professora e Assistente Social, Macilane Gomes, Fernandinha, Wilson Martins, Sabrina, Ben Hur (Presidente do DCE do IFPI) e Messias Junior estiveram presentes no lançamento do REFLEXÕES A MAIS.

Foto: Marcio Sales

domingo, 14 de março de 2010

Lançamento do REFLEXÕES A MAIS - PRA DENTRO DA CABEÇA


O Movimento de Apoio a Inclusão Social – MAIS realizará nesta quarta (17/03) o lançamento da publicação REFLEXÕES A MAIS – PRA DENTRO DA CABEÇA com a temática voltada para a juventude

Entrevistas e depoimentos sobre a historia do movimento de juventude e também orientações sobre política pública para juventude.

Participe e convite amigos e amigas do seu Grêmio Estudantil, Centro Acadêmico ou Juventude Partidária.

Dia 17 de Março (Quarta)
Horário: 8:30hs
Local: Auditório do CEFET (Antiga Escola Técnica Federal)

terça-feira, 9 de março de 2010

Convite para REFLETIR MAIS


É com muita satisfação que o convidamos para o lançamento da publicação REFLEXÕES A MAIS com a temática voltada para juventude.
Vamos portanto, refletir “PRA DENTRO DA CABEÇA” com entrevistas sobre movimentos de juventude e orientações a cerca das políticas públicas de juventude.
Data: 17 de Março (Quarta – feira)
Horário: 8:30hs
Local: Auditório do IFPI (Antiga Escola Técnica Federal do Piauí)
Realização: MAIS – Movimento de Apoio a Inclusão Social

Socialistas do Piaui participam de seminário internacional no Rio de Janeiro



O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Fundação João Mangabeira (FJM) promovem de 11 a 13 de março, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional: As Experiências Socialistas Chinesa e de Governos de Esquerda em Países Capitalistas.

O evento será uma oportunidade para o intercâmbio de informações e conhecer como socialismo vem se desenvolvendo em outros países. Para o diretor da FJM e primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira, “esta será uma extraordinária oportunidade para conhecer a experiência do socialismo na China, país onde o Partido Comunista Chinês demonstra admirável capacidade de reciclar a política socialista, e para compreender como enfrentar os novos desafios do mundo globalizado”.

Em novembro de 2009, uma delegação nomeada pelo presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, realizou visita técnica à China, a convite do Partido Comunista (PCCh) daquela nação.

O encontro terá a participação de uma delegação do PSB/PI liderada pelo vice governador, Wilson Martins. Acompanha Mesias Junior (Secretario Estadual do PSB) os três Deputados Estaduais (Lilian Martins; Ismar eWilson Brandão);Dep. Federal Átila Lira e os representantes do Movimento Popular Socialista (Edmundo Neto e Macilane Gomes)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Movimento Popular Socialista – MPS


O Movimento Popular Socialista do PSB planeja uma série de encontros com lideranças comunitária e popular de Teresina para debater com os socialistas da capital a criação dos núcleos de base e a pré candidatura de Wilson Martins ao governo do Estado do Piauí.

PSB em Campo Maior


O Partido Socialista Brasileiro – PSB reuniu cerca de quinhentos socialistas da grande região de Campo Maior para debater a pré candidatura Wilson Martins ao governo do Estado.
Os socialistas presentes gritavam “Nem Ministro, Nem Senador. Wilson Governador” “Nem Ministro, Nem Senador. Wilson Governador” “Nem Ministro, Nem Senador. Wilson Governador” “Nem Ministro, Nem Senador. Wilson Governador”

Festival da Melancia (1)


O Vice Governador Wilson Martins no festival da melancia acompanhado de militantes socialistas na cidade de Jatobá.
Wilson Martins foi secretário de agricultura do Estado e conhece bem a importância da agricultura para o desenvolvimento do Piauí.

Festival da Melancia (2)


Messias Junior, secretário estadual do PSB apreciando as melancias de Jatobá.
Messias nasceu em Campo Maior e conhece bem a região dos carnaubais. Na foto ao lado de Marcio, lideranças política da cidade de Jatobá

Festival da Melancia (3)


Deputado Ismar Marquês saboreando a melancia da cidade de Jatobá.
Ismar é um representante do PSB na região norte e um defensor do fortalecimento da agricultura no Estado do Piauí

Cristino Castro (1)


Wilson Martins, presidente do Partido Socialista Brasileiro – PSB afirmando a sua disposição e vontade de disputar o mandato de governador do Piauí.
A militância do PSB gritava palavra de ordem. “Wilson Governador. Piauí trabalhador!!” “Wilson Governador. Piauí trabalhador!!” “Wilson Governador. Piauí trabalhador!!”

Cristino Castro (2)


Zacarias (PMN), prefeito da cidade de Cristino Castro em discurso forte na defesa da candidatura de Wilson Martins ao Governo do Piauí.
Zacarias é um grande líder na região do Gurgueia.

terça-feira, 2 de março de 2010

Cristino Castro (3)


Prefeito Zé Lima (PSB) da cidade de Santa Luz, manifestando apoio e compromisso com a pré candidatura de Wilson Martins ao governo do PiauíDeputado

Cristino Castro (4)


Deputado Wilson Brandão em Cristino Castro reforçando a pré candidatura de Wilson Martins ao Governo do Estado.
Wilson Brandão é um dos deputados mais atuantes da Assembléia Legislativa.

Cristino Castro (5)


Deputada Lilian Martins falando sobre a importância da participação das mulheres na política.
Lilian Martins é uma importante liderança do movimento de mulheres na Assembléia Legislativa, autora de vários projetos que valorizam as mulheres. “Lugar de mulher é na política, precisamos aumentar a participação feminina nas esferas de poder” disse Lilian Martins

Olhar MAIS


Jovens do Movimento de Apoio a Inclusão Social no parque da cidade em Teresina debatendo o projeto OLHAR MAIS, “uma idéia que não é perigosa não merece ser chamada de idéia”.
Na foto o coordenador do MAIS, Edmundo Neto.

Artesanato de Inhuma


Messias Junior, Creusa, Bené Ramos em visita a loja de artesanato de Orlando na cidade de Inhuma.
Orlando, militante socialista e marido da vereadora Aparecida é um grande incentivador do artesanato local.

Mercado da Piçarra


Deputada Lilian Martins e Deputado Wilson Brandão em conversa no mercado da Piçarra. Neste dia acompanhando o Vice Governador Wilson Martins em visita ao mercado e em uma parada para o café da manhã.