quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Justiça legisla sobre fidelidade partidária


Muitas opiniões sobre a posição da justiça eleitoral em decisão de liminar que considerou a suplência um direito do partido e não do candidato. Uma coisa é certa os Deputados e Senadores no Congresso Nacional precisam legislar sobre a Reforma Partidária sob pena de vê a justiça tomar posições acerca de assuntos que cabe “teoricamente” aos legisladores.

O fortalecimento dos partidos é uma necessidade urgente em nosso país. Não podemos ficar convivendo em uma democracia que muitos políticos apenas utilizam as siglas partidárias para conquistarem seus projetos pessoais.

A mais de dez anos encontram-se no Congresso Nacional projetos de Reforma Política e sempre na véspera de eleição o tema torna-se noticia. Passada as eleições a reforma volta a dormir e ser esquecida. Afinal de contas os vencedores não vão mudar uma regra que os beneficia.

Não sou a favor que um poder sobreponha a outro, defendo que nossa república seja forte o suficiente para que o Judiciário faça justiça, o Legislativo legisle e o executivo execute mas, infelizmente o que estamos assistindo é a Justiça legislando e pasmem muitos legisladores fazendo o papel de executivo com construção de obras e mais obras.

A Reforma Política deve sair do discurso e ser efetivada para fortalecer nossa democracia, os partidos políticos e o debate de idéias. Defendo uma constituinte exclusiva sobre o tema!

Nenhum comentário: