quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FATOS NOVOS E NOVAS IDEIAS

Merval Pereira e a sua arte de iludir com o tom cinzento da meia verdade
Ele não quer que seus leitores, a classe média ingênua, saiba que Arruda era não só a cereja reluzente e tentadora que enfeitava o bolo democrata, como a noiva prometida para ser vice na chapa de José Serra, esta flor de pessoa, que agora precisa ser blindada.

Na conversa amena de cinco minutos que mantém todas as manhãs, na CBN com seu partner Sardenberg, Merval Pereira, o escriba-mor da Família Marinho exibe toda sua habilidade em ocultar a verdade essencial, através de meias verdades circunstanciais. Assim, nesta segunda-feira, entre piadinhas sobre Flu, Fla e São Paulo, ele se disse preocupado com a ocupação da Câmara Distrital de Brasília. Sutil e prudente, ele não usou as palavra agitadores ou vândalos, mas disse que se trata do “mesmo tipo de gente” que no passado não se revoltou com o mensalão do PT. Opa! Eis aí a meia verdade bem encaixada. É fato, em parte, que lá estão jovens militantes do PT ao lado e outras organizações de esquerda ou nem tanto. Mas a outra metade da verdade que ele ocultou é a de que lá estão, por exemplo, militantes do PSOL, que apartou-se do PT justamente por causa do mensalão, sem falar que há no PT uma jovem militância que nunca contemporizou com o “pragmatismo progressista” da cúpula.

Mas por que tanta patranha. Pelo simples gosto de mentir? Não: Merval é pago para proteger Serra, blindá-lo contra a evidência de que ele e seu partido (já não bastassem as denúncias contra Azeredo), tem um vínculo indissolúvel com o escândalo do Arruda, único governador do DEM – que agora se esfacela – e que já estava praticamente escolhido para ser seu vice na chapa presidencial.

O Globo tenta desviar o foco, tenta evitar a todo custo a proliferação de noticias de que o fruto do roubo escancarado praticado pelo governador de Brasília (um maçom com cara de pastor) não era consumido em seu círculo restrito. Ao contrário, era generosamente distribuído para outras seções estaduais do DEM e para seu eterno sócio maior, o PSDB.

O Globo sabe usar seus soldados, Jabor o “porralouca” e Noblat o desinformado irreverente, sevem para entreter o público, desviar a atenção. Mas quanto se trata de induzir maliciosamente, então Merval é convocado. Ele é mestre nisso e, festejado, o único com direito a freqüentar, eventualmente, a sacrossanta residência dos Marinhos, último refúgio da mentira absoluta.

Por Francisco Barreiras no link:
http://fatosnovosnovasideias.wordpress.com/4-coisas-da-politica/

Nenhum comentário: