quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia Nacional da Inclusão Social


Não por acaso o dia 10 de dezembro é o dia Nacional do Sociólogo e também o dia Nacional da Inclusão Social, pois nessa data foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Dia Nacional da Inclusão Social foi uma proposição de um senador socialista e promulgada no dia 31 de outubro deste ano pelo Presidente Lula, o mesmo que promulgou a lei da Sociologia no ensino médio.

O Dia Nacional da Inclusão Social tem o objetivo de despertar a sociedade para a importância dos direitos humanos.

Criar um dia dedicado à inclusão social é uma das formas de sensibilização pública sobre o tema, é conscientizar a população para o reconhecimento de cada indivíduo como merecedor de seus direitos e promover uma mudança de atitude dos cidadãos e seus governantes.

Enfim, propiciar meios para que todos e todas tenham acesso a seus direitos dentro de uma sociedade MAIS justa e refletirmos sobre a pobreza e seu enfrentamento pelo Estado brasileiro.

Nós que participamos do MAIS – Movimento de Apoio a Inclusão Social estamos na luta para radicalizar com a democracia e organizar a sociedade civil para enfrentar a pobreza e a exclusão.

A pobreza existe quando um segmento da população é incapaz de gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aos recursos básicos que garantam uma qualidade de vida digna. Estes recursos são água, saúde, educação, alimentação, moradia, renda e cidadania. Um país tem pobreza quando existe escassez de recursos ou quando, apesar de haver um volume aceitável de riquezas, elas estão mal distribuídas. O Brasil não é um país pobre, e sim um país desigual e excludente.
• MAIS cidadania !
• MAIS moradia !
• MAIS saúde !
• MAIS educação !
• MAIS segurança !

Nenhum comentário: