terça-feira, 11 de agosto de 2009

Parabéns a todos e todas que fazem o Movimento Estudantil no Piauí. Viva os Estudantes!! Por uma sociedade Livre, Independente e Socialista!!!
















Hoje 11 de agosto de 2009 a UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas completou 23 anos de existência. Foram muitas lutas, conquistas e desafios para os estudantes de Teresina.




Lembro-me como se fosse hoje o desafio de criar a UMES no colégio Liceu Piauiense em meio a muita disputa das forças organizadas do Movimento Estudantil. (Convergência Socialista – ligada ao PT, hoje PSTU; União da Juventude Socialista – UJS, ligada ao PC do B; Juventude Brizolista, ligada ao PDT e os chamados independentes).

Ao final foi finalmente criada a UMES com participação de estudantes de diversas escolas da capital (Liceu; ETFPI; CAT-UFPI;Andreas; Sinopse; Pedro II; Nossa Senhora de Lurdes; João Clímaco de Almeida; Odilo de Brito Ramos entre outros do grande Dirceu e das Zonas Sul, Norte, Leste e do Centro). Cerca de 400 estudantes participaram da criação da UMES no auditório do Colégio Liceu Piauiense.
Claudete Leitão, presidente do GELL – Grêmio Liceu Livre; Jorge Almeida, Presidente do Grêmio do Odilo de Brito Ramos do Grande Dirceu; Edmundo – Careca do Colégio Agrícola de Teresina; Francinete Bezerra do Grêmio do Colégio Dioceno ; Ana Paula do Grêmio do Colégio Andreas; Marcão da Convergência Socialista, Pereira do Colégio Maria de Lurdes e esse seu amigo Messias Júnior presidente do Grêmio do Cursão Cipreve dentre outros foram os fundadores da União Municipal dos Estudantes Secundarista – UMES, criada no dia dos estudantes (11 de Agosto de 1986), 23 anos atrás.
Hoje para comemorar o dia dos Estudantes, convidei meus filhos Juliana (13 anos) e Miguel (2 anos) para participar da passeata em defesa da meia passagem e da reconstrução da UMES, que marcou Congresso para eleição da diretoria dia 26 de setembro de 2009
Participei da manifestação do inicio ao fim acompanhado dos meus filhos, para que desde cedo tenham consciência de seus papéis na sociedade e que possam criar uma consciência critica do mundo em que vivem.
Parabéns a todos e todas que fazem o Movimento Estudantil no Piauí. Viva os Estudantes!! Por uma sociedade Livre, Independente e Socialista!!!

Nenhum comentário: